19 de out. de 2010

14

O hijab

Assalamo aleikum !

Depois que me converti, decidi que usaria o hijab inicialmente somente para ir a mesquita para me acostumar. Mas como comecei a frequentar mais a mesquita, já estava usando mais tempo do que ficando sem ele. Assim, quando ía à outro lugar, já estava sentindo que deveria usá-lo logo em definitivo. Um dos problemas é que me converti antes de pensar se tinha roupas adequadas para usar. E não tinha mesmo... Hijabs então eu só tinha 4, trazidos do Egito em minhas viagens, naquela época somente com intenção decorativa (dentro do meu armário rsrsrs). Mas alhamdulillah minha irmã Marie Laura me presenteou com roupas e véus, que foram me salvando enquanto eu começava a refazer meu guarda - roupa (que Allah lhe dê em dobro o que fizestes por mim!).


Mas eu tinha um outro probleminha: como usaria o véu no serviço? Será que me autorizariam ? Bem, eu trabalho em uma sala fechada, com pouco contato direto com o público. Mas mesmo se trabalhasse diretamente com o público, um pedaço de tecido cobrindo os cabelos não cobre meu cérebro e me impossibilita de trabalhar, obviamente. Assim, depois de 2 semanas depois, perguntei ao meu chefe se poderia usar o véu em meu serviço. Ele disse que por ele não haveria problema algum mas que teria que consultar a diretoria comercial da rede. Assim o fez e 3 dias depois, me deu a resposta positiva. Isso foi em uma sexta-feira. No sábado ganhei um véu verde claro lindo de Shirley, minha querida irmã (muito obrigada !!), também revertida a 3 anos que adotou o véu no início do Ramadan neste ano, mashaAllah !

Na segunda-feira seguinte, já estava eu de véu no trabalho e as pessoas acharam muito bonito ! As mulheres ficavam e ainda ficam perguntando sobre a religião. Nós temos a vantagem de fazer dawa (divulgação da religião) simplesmente usando nosso véu. Ele é o símbolo de quem somos e de nossa obediência ao Criador. Já perdi a conta de quantas pessoas já vieram falar comigo na rua ou nos lugares onde vou, me perguntando sobre a religião e é maravilhoso poder falar do Islam. Não se deixem levar pela cultura vazia onde vivemos, de extremo culto a beleza e exibição. Nós como brasileiras, já nascemos querendo ser admiradas e desejadas por nossa beleza exterior, não pensem que fui diferente... Mas a religião não está aqui para que façamos o que bem quisermos de nós. Tudo isso o que passamos aqui é um teste, muitas vezes árduo, sob as mais diversas tentações mundanas. E o que vai mesmo restar são nossos atos de obediência perante Allah no dia do Juízo Final em nosso julgamento. Prestem bem atenção no que Allah o Altíssimo, nos diz abaixo no Alcorão Sagrado :
"Ó Profeta, dize a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos fiéis que (quando saírem) se cubram com as suas roupagens. Isso é mais adequado, para que sejam reconhecidas e não sejam molestadas. E Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo."(Surata Al ahzab, 59)
Qual foi a primeira finalidade colocada pelo hijab? Primeiro foi de "serem reconhecidas" (como crentes) e em seguida "para não serem molestadas". Ou seja, Allah quer que divulguemos o Islam às pessoas através da nossa vestimenta e de quebra não seremos molestadas. Não importa se algumas pessoas ficam dizendo erroneamente "Não uso o véu pois ele serve para manter a modéstia e como aqui no Brasil ele chama muito a atenção, não devo usar". O não usar é que não é o correto pois temos esse compromisso perante Allah Misericordioso. Se uma muçulmana chama atenção por estar com o hijab, ela chamará a atenção pela modéstia e pela sua fé. Não ligue se alguns vão te chamar de "are baba" ou "habiby" na rua como em meu pouco tempo de revertida já ouvi também.

Calor ???? "Calor é o do fogo do inferno" (como bem respondeu uma irmã da mesquita, a Najat) e esse sim é que ninguém de nós quer experimentar pois com certeza ele não tem comparação com o que passamos aqui na Terra. Será que no dia do juízo final alguém terá coragem de responder a Allah que não Lhe obedeceu por causa do calor ??
"Certamente que vos poremos à prova mediante o temor, a fome, a perda dos bens, das vidas e dos frutos. E (ó Mensageiro) anuncia (a bem-aventurança) aos perseverantes" (Surata Al Bakara, 155)
Façam o teste, deem o primeiro passo !!! Provavelmente alguém vai dizer " Ah mas quando se coloca o véu, não pode mais tirar". Não se preocupe com o que os outros acham, comece usando aos pouquinhos mesmo que Allah irá te ajudar e Ele sabe o que se passa no seu coração, suas dificuldades e real intenção!


Para as irmãs que não podem usar devido seu emprego não lhe dar essa permissão, peçam a Allah que eles um dia lhe autorizem ou que você consiga outro emprego onde possa professar sua religião plenamente. Para as que ainda precisam de certa coragem devido a própria vaidade, acordem irmãs !! Não sabemos quanto tempo mais vamos viver, podemos morrer amanhã ou daqui a 1 segundo ! O mundo nos quer cada vez mais longe de Allah e somos nós quem devemos enfrentar isso com garra pois nosso único propósito é servir ao Senhor e não ao homem. Afinal, não somos qualquer uma, somos muçulmanas !!!

 Abaixo, um vídeo maravilhoso da música de Sami Yusuf chamada "Free" (Livre), sobre o hijab. Eu amei e aqui compartilho com vocês.


 

Letra / Tradução

Free                                                                 Livre
What goes through your mind?O que passa pela sua mente?
As you sit there looking at meEnquanto você se senta lá olhando para mim
Well I can tell from your looksBem, eu posso dizer a partir de sua aparência
That you think I’m so oppressedQue você acha que eu sou tão oprimida
But I don’t need for you to liberate meMas eu não preciso de você para me libertar


My head is not bareMinha cabeça não está nua
And you can’t see my covered hairE você não pode ver o meu cabelo coberto
So you sit there and you stareEntão você senta ali e você olha fixamente
And you judge me with your glareE você me julgar com o seu brilho
You’re sure I’m in despairTem certeza de que estou em desespero
But are you not awareMas você não tem conhecimento
Under this scarf that I wearSob este véu que eu uso
I have feelings, and I do careEu tenho sentimentos, e eu me importo


CHORUS:REFRÃO:
So don’t you see?Então você não vê?
That I’m truly freeQue eu sou verdadeiramente livre
This piece of scarf on meEste pedaço de véu em mim
I wear so proudlyEu uso tão orgulhosamente
To preserve my dignity...Para preservar a minha dignidade ...


My modestyMeu pudor
My integrityMinha integridade
So don’t judge meEntão não me julgue
Open your eyes and see...Abra os olhos e veja ...
“Why can’t you just accept me?” she says"Por que você não pode simplesmente me aceitar?", diz ela
“Why can’t I just be me?” she says"Por que não posso ser eu mesma?", diz ela
Time and time againE outra vez
You speak of democracyVocê fala de democracia
Yet you rob me of my libertyNo entanto, você roubar a minha liberdade
All I want is equalityTudo que eu quero é a igualdade
Why can’t you just let me be free?Porque você não pode apenas me deixar ser livre?


For you I sing this songPor você eu canto essa canção
My sister, may you always be strongMinha irmã, que você sempre seja forte
From you I’ve learnt so muchDe você eu aprendi muito
How you suffer so muchComo você sofrer tanto
Yet you forgive those who laugh at youNo entanto, você perdoa aqueles que riem de você
You walk with no fearVocê anda sem medo
Through the insults you hearAtravés dos insultos que você ouve
Your wish so sincereSeu desejo tão sincero
That they’d understand youQue eles te entendam
But before you walk awayMas antes de você ir embora
This time you turn and say:Desta vez você vira e diz:


But don’t you see?Mas você não vê?
That I’m truly freeQue eu sou verdadeiramente livre
This piece of scarf on meEste pedaço de véu em mim
I wear so proudlyEu uso tão orgulhosamente
To preserve my dignityPara preservar a minha dignidade
My modestyMeu pudor
My integrityMinha integridade
So let me beEntão me deixe ser
She says with a smileEla diz com um sorriso
I’m the one who’s freeEu sou o única que sou livre.

14 comentários:

Unknown disse...

muuuuuuuuuuito boaa a postagem!! realmente essa frase tão falada : "qdo se poe o lenço nao pode mais tirar" fica sim batucando na nossa cabeça hehe mash'Allah mana que Allah te guie cada vez mais no caminho correto!! tá otimo o blog! quero um tbem heheh!!

Unknown disse...

Olá! Adorei seu blog, assim como tenho lido mtos blogs de mulheres muçulmanas.
Sou evangélica (tradicional) e concordo plenamente que o mundo está voltado demais para beleza exterior e despreocupado com o amor ao próximo e adoração à Deus. O recato e respeito que vcs transparecem é lindo.

Muslimah Brasileira disse...

Assalamo aleikom irmã Samar !
Bem vinda ao blog e muito obrigada ! InshaAllah continuaremos na senda reta e quero ver você ainda mais linda de hijab, inshaAllah !

Muslimah Brasileira disse...

Olá Angel ! Seja bem vinda ao blog !
Que bom que gostou, fico muito feliz ! Pois é, essa obrigação de ter que ser a mulher perfeita só as fazem ainda mais infelizes pois se somente a beleza exterior bastasse para ser feliz, tava fácil. Só encontramos a verdadeira felicidade seguindo a Deus.

Ariane Sousa disse...

Parabéns pelo blog!!! Tenho cada vez mais me interessado pela religião islamica nos ultimos tempos, pois tenho feito amizade com alguns muçulmanos, e seu blog tem sido de muita ajuda para compreender os habitos e costumes do mundo islamico!!! Obrigada!!! A cada dia estou mais encantada com vcs, os conceitos e a filosofia que vcs vivem é maravilhosa!!!

Muslimah Brasileira disse...

Olá Kris, seja bem vinda !!!
Que bom que o blog está lhe ajudando a conhecer mais a jóia que é o Islam, uma religião realmente apaixonante !!! Continue pesquisando e cada vez você vai se impressionar ainda mais com ela!

Um abraço e fique com Deus !

Muslimah Brasileira disse...

Olá Rosa, seja muito bem vinda ao blog !

Puxa, fiquei muito feliz por saber de sua convicção pelo Islam, que é realmente uma religião maravilhosa. Vou verificar sua pergunta com um sheikh na mesquita e inshaAllah nessa semana ainda te respondo ok? Mas antes, me diga uma coisa, quando você vai encontrar o seu habibi rsrs? E pretendem se casar? Pois pode ser que o sheikh me pergunte isso.

No aguardo,

Rosa Pugno disse...

Então, estamos com problemas para o visto porque é necessário bastante dinheiro para ele conseguir o visto de turista... Estamos até pensando em nos casar por procuração, mas como ele é só separado no Egito, consta como casado e não está divorciado, não sei se será possível nos casarmos, mas de qualquer forma, se não for possível, faremos um contrato de união estável, para que ele consiga visto como conjuge... enfim... ele diz que pretende estar aqui até o começo de fevereiro/2012... Eu realmente mal posso esperar por isso!
Sabe, Muslimah, eu o amo... eu realmente o amo e tenho certeza do amor dele por mim... afinal, quem é que sai de seu país, deixando familia, um filho de 7 anos, a lingua nativa, emprego, para vir para um país desconhecido para ficar com uma pessoa que só conhece pela internet??? Acredito no meu coração que só mesmo quem ama e muito... rsrsrs Ele é um homem maravilhoso, honesto, sincero, religioso... Tudo o que eu realmente pedi a Deus! Tenho 39 anos de idade e nunca me casei e até achei que Deus havia me predestinado a viver só pelo resto de minha vida, foi quando eu encontrei meu habibi - Ragab - esse é o seu nome! Eu realmente estou muito feliz com tudo isso... com ele... com a minha escolha de me tornar uma muçulmana... acho que me encontrei! É isso!
No meu coração, eu tenho que ser sincera... Eu preferia que ele se divorciasse, mas ele diz que o casamento é com uma mulher da familia dele e que em sua familia é proibido o divórcio! Enfim, não sei bem como agir sobre isso, porque eu como brasileira, sou de uma cultura monogâmica, mas acho que encontrarei um meio de lidar com isso ou ele talvez resolva se divorciar... sei lá!
às vezes, nós discutimos, mas nada sério e no fim, fica tudo bem... estou te contando isso para que você entenda que eu não estou agindo como uma adolescente que encontrou seu principe encantado sem defeito algum! Ele tem os seus e eu tenho os meus, mas aprendi no Alcorão Sagrado que devemos ressaltar as virtudes das pessoas e é o que eu tenho feito. Sabe que funciona??? srsrs Quando você ressalta as virtudes, acaba minimizando os defeitos e eles passam a ter cada vez menos importância... eu chamo isso de compreensão! Bem, eu agradeço de coração por você fazer isso por mim com relação ao hijab. Eu realmente me sinto estranha sem ele e isso me incomoda. Um grande beijo...
Eu fiquei ansiosa pela sua resposta... rsrsrsr
Salam! E que a paz e as bênçãos de Deus esteja sempre com você! :)

Rosa Pugno disse...

Assalam waleikum!

Bom dia querida... Eu passei aqui para te dizer que ontem, acordei bem cedinho, tomei um belo banho, coloquei uma roupa adequada e meu véu, ajoelhei em louvor, respeito e submissão a Deus e dei meu testemunho a Ele... Sozinha em casa, sem testemunhas...

Soube que poderia ser feito dessa forma desde que eu pronunciasse: "La ilaha ila Allah Muhammad rasulu lah." "Testemunho que não há divindade além de Allah e Muhammad é seu mensageiro." Desde que eu o fizesse de coração puro, com completo entendimento do significado desse testemunho de fé, MashAllah!

Estou muito feliz por isso... Estou muito feliz por finalmente poder praticar minha religião, minha modéstia, sem a sensação de estar pecando e de não fazê-lo, ou seja, não praticá-la, tendo a sensação de estar pecando... Bem, foi confuso o que eu disse, mas acho que você entendeu, né!?!

Enfim, fiz a minha shahadah e me sinto realmente em um estado de graça que não tem como descrever.

Agradeço mesmo por tudo! Por esclarecer minhas dúvidas e quero te dizer que ao seu blog e que suas postagens são sempre dignificantes e sempre nos ajuda a tomar uma decisão que já queríamos, mas de alguma forma, nos sentíamos inseguras e peço que sempre esteja por aqui, afinal, estou começando a caminhar nesta nova jornada de vida e sempre temos algumas dúvidas e queremos alguma opinião. Acho que o mesmo acontece com outras irmãzinhas que também tem alguma dúvida.

Que Deus, Misericordiosíssimo, sempre esteja presente em sua vida e de sua familia!

Um grande beijo! :)

Muslimah Brasileira disse...

Assalamo aleikom Rosa !!!!!

Puxa, você não sabe a felicidade que estou sentindo em ler sua notícia ! Peço desculpas por não ter entrado aqui antes mas sou estudante no Instituto Latino Americano de Estudos Islâmicos e terei prova no dia 05/12 e tenho muuuuuuita matéria para estudar e por isso não estou vindo muito aqui mas depois dessa data estarei mais disponível e postando mais inshaAllah ! Eu nem havia chegado com a sua resposta e você já me responde com algo melhor ainda, que já havia convertido, meus parabéns querida ! Pode ter certeza que você deu o melhor passo da sua vida, ser muçulmana é algo que não se descreve mas se sente ! Me fale, de que cidade você é? Vamos ter muito para conversar, com certeza ! Me passe seu e-mail, separado da resposta aqui para que eu não publique ele e assim te adicione no msn para podermos conversar em breve inshaAlah !

Um grande beijo, minha mais nova irmã no Islam !!

Rosa Pugno disse...

Assalam waleikum!!!!

Muito obrigada por ter me respondido e eu fico muito grata pelas sua felicitações. Eu moro em São Paulo e vou te mandar o meu email. Se você morar aqui, poderíamos nos encontrar um dia, o que acha???

Entendo que período de provas é fogo... Mas agora fiquei curiosa: Qual curso você faz e onde fica este instituto???

Um grande beijo para você querida irmã e saiba que eu realmente estou muito, mas muito feliz mesmo com a minha decisão! :)

Rosa Pugno disse...

Assalam waleikum, querida! Passei aqui para dizer que criei um blog ontem... rsrsrs então, é um blog para publicar sobre literatura, cultura, cinema e todo tipo de assunto que eu achar interessante. Não é um blog direcionado, mas mesmo assim, add o seu em minha lista.

Dá uma passadinha lá! beijos mana! :)

rosa-pugno.blogspot.com

Rosa Pugno disse...

Salam, flor! Passei aqui para te dizer que fiz um blog esse dias... rsrsrs
É para assuntos diversos, principalmente literatura! Dá uma passadinha lá e veja se gosta.

rosa-pugno.blogspot.com

Beijos! :)

Muslimah Brasileira disse...

Assalamo aleikom querida Rosa, como está?

Então, que pena que moramos em cidades diferentes, sou de Cuiabá - MT. Mas tem muitas irmãs maravilhosas aí, você já foi a alguma mesquita?

Então, não terminei ainda as provas, ainda tem mais nas próximas semanas, que Allah me ajude rsrs ! Então, esse curso é sobre a religião para ser divulgadora, explica sobre todos os aspectos, é maravilhoso !!! Este Instituto fica em Maringá e o curso é on line, com vídeos. Vou te falar mais sobre ele quando teclarmos inshaAllah e aí estarei mais conta pra conhecer seu blog também !

Beijosss, salam !!

Postar um comentário

Olá caro (a) visitante, bem vindo (a)!
Qual a sua opinião sobre o texto acima, o que gostaria de acrescentar /comentar ?
Fique a vontade em participar !

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Copyright Muslimah com Orgulho ! 2009. Powered by Blogger.Designed by Ezwpthemes .
Converted To Blogger Template by Anshul .